quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Resumo do livro Professores reflexivos em uma escola reflexiva, de Isabel Alarcão

A autora colabora com os educadores, preocupados em fazer com que o aluno adquira competências exigidas pela sociedade, através de sugestões como atividades didáticas em que:
  • haja tomada de consciência dos alunos de que sabem ou precisam saber para valorizar a atividade;
  • se faça pesquisa pessoal em buscas de informações em livros, jornais, discussões etc.
  • haja sistematização orientada pelo professor;
  • ocorra a reflexão individual e partilhada sobre a tarefa realizada e os processos de realização e aprendizagem que lhe eram inerentes;
  • o apoio do professor seja como uma das fontes de saber e de divulgação da aprendizagem. (Cf. esse tópico na p. 28).

A autora na p. 51 em diante, sugere algumas estratégias para o desenvolvimento da capacidade de reflexão para que ele possa melhorar a qualidade da educação ou para encontrar solução para um problema. São estratégias:

  • a análise de casos;
  • as narrativas;
  • a elaboração de portfólios reveladores do processo de desenvolvimento seguido;
  • o questionamento dos outros atores educativos;
  • o confronto de opiniões e abordagens;
  • os grupos de discussão ou círculos de estudo;
  • a autoobservação;
  • a suérvisão colaborativa;
  • as perguntas pedagógicas (que são de 4 tipos: descrição, interpretação - dão significado às ações, confronto - incomoda, reconstrução).

Tais sugestões são importantes por auxiliarem a enxergarmos os nossos alunos e problemas como algo que, apesar das incertezas em que vivemos, pode ser resolvido, amenizado ou então enfrentado como mais uma etapa do aprender a viver em sociedade.

Recomendo a leitura do livro que é encantador!

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Lu!! tudo bom?
Adorei seu blog! Aliás, você quase criou um site (com tantas informações!!)
Como sempre, está se superando!!
Parabéns!
Beijos
Andréa