- haja tomada de consciência dos alunos de que sabem ou precisam saber para valorizar a atividade;
- se faça pesquisa pessoal em buscas de informações em livros, jornais, discussões etc.
- haja sistematização orientada pelo professor;
- ocorra a reflexão individual e partilhada sobre a tarefa realizada e os processos de realização e aprendizagem que lhe eram inerentes;
- o apoio do professor seja como uma das fontes de saber e de divulgação da aprendizagem. (Cf. esse tópico na p. 28).
A autora na p. 51 em diante, sugere algumas estratégias para o desenvolvimento da capacidade de reflexão para que ele possa melhorar a qualidade da educação ou para encontrar solução para um problema. São estratégias:
- a análise de casos;
- as narrativas;
- a elaboração de portfólios reveladores do processo de desenvolvimento seguido;
- o questionamento dos outros atores educativos;
- o confronto de opiniões e abordagens;
- os grupos de discussão ou círculos de estudo;
- a autoobservação;
- a suérvisão colaborativa;
- as perguntas pedagógicas (que são de 4 tipos: descrição, interpretação - dão significado às ações, confronto - incomoda, reconstrução).
Tais sugestões são importantes por auxiliarem a enxergarmos os nossos alunos e problemas como algo que, apesar das incertezas em que vivemos, pode ser resolvido, amenizado ou então enfrentado como mais uma etapa do aprender a viver em sociedade.
Recomendo a leitura do livro que é encantador!
Um comentário:
Oi Lu!! tudo bom?
Adorei seu blog! Aliás, você quase criou um site (com tantas informações!!)
Como sempre, está se superando!!
Parabéns!
Beijos
Andréa
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